Lucas Balsanelli Webdesign

Site Institucional

Site Institucional

O que é um Site Institucional?

Um site institucional é uma apresentação virtual e bem resumida de uma empresa, marca ou negócio, buscando informar o visitante sobre os principais aspectos e soluções do seu negócio. Sua função é divulgar a marca ou empresa, com o principal objetivo de expandir a prospecção através da internet, e assim conquistar mais clientes.

Além disso, também transmite mais confiança ao seu cliente, devido à transparência e disposição de contar um pouco de sua história, mostrando que a marca ou empresa é real e comprometida, facilitando sua decisão de fechamento de contrato ou compra de algum produto ou serviço.

Neste tipo de site busco explicar qual é o papel da empresa no mercado, com um resumo de todas as páginas do seu site na página principal, e adicionando chamadas para ação que levam ao contato inicial do visitante com a empresa, similar a uma página de vendas. Também busco fazer ligações desta página com o restante do seu site, para aqueles que preferem conhecer mais sobre antes do primeiro contato.

Já na página sobre conto um pouco, ou boa parte da história da sua marca ou empresa, levando em consideração o que você gostaria de revelar ao seu público, de modo que o visitante e potencial cliente saiba mais sobre seu negócio. Através dessa história, é possível conquistar um nível de confiança e conexão com seu trabalho, facilitando a venda e negociação do seu produto ou serviço.

E para que o visitante possa adquirir sua solução, é necessário que ele conheça o que você oferece, e com a função de facilitar este trabalho de apresentação, vem a página de serviços ou produtos. Nela você terá todas, ou algumas de suas ofertas de uma forma mais detalhada, podendo lhe poupar um bom tempo de explicação pelo telefone ou WhatsApp com esse futuro cliente.

Caso você seja um fornecedor de serviços, também é possível adicionar uma página exibindo alguns serviços e projetos anteriores, demonstrando a qualidade de seu trabalho.

Por fim, temos a página de contato, deixando disponível todas as formas de contato e redes sociais da marca ou empresa, além de poder incluir um formulário com questões relevantes, que você irá receber no e-mail que preferir e poderá retornar o contato através desses dados fornecidos.

Além destas páginas, é exigido pela Lei Geral de Proteção de Dados, uma página de Políticas de Privacidade, que descreve a coleta e tratamento de dados pessoais dos visitantes do seu site. Caso queira, você pode também incluir as políticas de privacidade de sua empresa no geral.

Modelos

A descrição acima seria apenas o modelo principal, onde temos de cinco a seis páginas. Outra opção seria criar seu site institucional integrado a um blog, com conteúdos relacionados ao seu negócio, para que ele possua mais alcance na internet, facilitando que seu site seja encontrado pelos mecanismos de busca.

Também temos o modelo de site one page, onde todas estas páginas seriam feitas apenas na página principal do seu domínio. Contudo, existem algumas desvantagens neste tipo de site, pois é um conteúdo muito mais resumido, para que a página não fique tão longa e cansativa, além de perder um pouco de visibilidade nos mecanismos de busca.

Processo de Criação

Após toda a negociação e decidido o tipo de site que você deseja criar, o primeiro passo é definir qual será seu domínio. Ele será o endereço do seu site na internet, como por exemplo lucasbsnl.com.br, que é o domínio deste site. Não existem regras específicas para a seleção do domínio, porém é recomendado que ele possua alguma relação com seu negócio e seja fácil de lembrar, é por esse motivo que, na maioria das vezes, as empresas preferem utilizar o próprio nome ou marca.

Definido o domínio, e depois das configurações iniciais do site completas, vamos precisar escolher uma paleta de cores, onde buscamos utilizar cores que já fazem parte da identidade visual da empresa. Feito isso, precisarei estudar e obter informações um pouco mais detalhadas sobre seu negócio, buscando entender quem é seu público-alvo, como funciona seu processo de vendas, produção e entrega do produto ou serviço, assim como conhecer um pouco da história da marca ou empresa.

Este processo perdura do início ao fim do desenvolvimento do site, já que muitas vezes são necessárias várias alterações para atingir um ótimo resultado. Quase todos textos são escritos por mim na maioria dos projetos, e quando finalizados são avaliados pelo cliente, junto às fotos, sendo alterados posteriormente caso necessário. Mas também é possível trabalhar com um conteúdo que você mesmo deseje criar, e partindo disso remodelamos conforme a necessidade.

As fotos são enviadas pelo cliente, e avaliamos de forma conjunta quais serão utilizadas no site, pois muitas vezes é preciso realizar testes de uma ou mais fotos com um texto específico. Quando o cliente não possui muitos arquivos de mídia, e seu negócio não é simples de ser representado, podemos optar pelo uso de imagens criadas em aplicativos de edição ou por inteligências artificiais, evitando ao máximo o uso de imagens de acervos públicos da internet, devido questões de direitos autorais.

Renovação e Mensalidade

Neste modelo de site, não é necessário uma mensalidade, exceto pelo site institucional integrado com blog, pois são sites que normalmente não precisam de atualizações constantes. Caso necessário, e o cliente deseje modificar algo após a conclusão, será preciso avaliar essa modificação e seu devido custo.

Já a renovação do site precisa ser feita anualmente, devido aos custos de hospedagem e domínio, porém este é um valor muito abaixo do inicial de quando é feita a criação do site. Durante o período anual de contrato, você irá receber um relatório de visitas mensal de seu site, que é feito através do Google Analytics, onde você poderá saber quantos usuários visitaram seu site, e quantos acessos cada página de seu site obteve.

Estes custos de hospedagem e domínio podem ser repassados diretamente ao cliente, porém, neste formato estarei apenas lhe fornecendo o site pronto, sem manutenção ou relatórios após o primeiro ano. Assim, o cliente se torna o responsável por manter o site no ar após o primeiro período anual, já que a cobrança dos custos estará em seu nome. Lembrando que o não pagamento destes custos resultará no desligamento do site.

Contrato

Todos serviços de webdesign aqui oferecidos são realizados apenas através de Contrato de Prestação de Serviço, assinado digitalmente, para a segurança de ambas as partes. Os detalhes destes contratos são acertados em conversa com o cliente antes do término da negociação, e poderão ser alterados somente com o consentimento e assinatura de ambas as partes.

Ficou com dúvidas?

Acesse a página de Dúvidas Frequentes.