Lucas Balsanelli Webdesign

Landing Page ou Site de Vendas

Landing Page ou Site de Venda

O que é uma Landing Page?

Uma landing page, ou página de captura, é uma página criada com o único objetivo de atrair clientes e levá-los para o funil de vendas de um produto específico, e são muito usadas por quem trabalha com marketing digital. Existem dois tipos de extratégia para essas páginas, onde uma é iniciar o contato com o possível cliente, e buscar levá-lo para dentro do funil de vendas do produto através de um remarketing, tentando obter seu e-mail e contato de WhatsApp para isso, ou é possível enviá-lo diretamente para o carrinho de compras (checkout).

Para que esta página seja persuasiva ao ponto de cumprir seu objetivo e obter uma maior conversão, utiliza-se geralmente um vídeo de vendas (VSL) logo no início da página, por vezes complementado por uma copy (texto persuasivo), quase sempre carregada de gatilhos mentais, e um botão que leva para uma das duas opções acima.

Este tipo de página pode ser utilizado para qualquer produto ou serviço, desde infoprodutos, produtos físicos e até mesmo serviços de atendimento de consulta, como médicos ou advogados, procurando preencher suas agendas.

O que é um Site de Vendas?

Já um site de vendas é algo mais completo, que vai além da landing page. Muitos produtores digitais hoje trabalham com algo que se chama esteira de produtos, onde estes criam muitos produtos complementares, e com isso fazem várias ofertas seguidas ao cliente, independente de se ele adquiriu ou não a primeira.

Essas ofertas são chamadas de downsells e upsells, e cada uma delas exige uma página a mais para seu site. Uma oferta upsell é feita quando o cliente compra seu primeiro produto, e logo em sequência você oferta um produto complementar a esse. Já a oferta de downsell é quando o cliente recusa o primeiro produto, e você oferta este ou outro produto por uma condição melhor, com mais vantagens ou com outro pacote de produtos, incentivando que o cliente não desita da compra.

Estas estratégias de downsells e upsells são muito utilizadas porquê elas elevam muito seu faturamento, com um esforço muito menor, e por consequência também diminuem seu CPA (Custo Por Aquisição de Cliente) para quem faz vendas através de tráfego pago. É necessário pontuar aqui que o visitante não consegue acessar estas páginas subsequentes a qualquer hora, mesmo que ele guarde seu link, e é um dos motivos que faz com que a estratégia dê muito certo.

Processo de Criação

Muitas das vezes, quem solicita este tipo de página ou site já possui um domínio e até a hospedagem, porquê é ideal utilizar-se de um domínio ligado à sua marca, empresa ou produto para a página de vendas, já que assim você aproveita também para divulgá-los. Porém, também podemos estar criando a página de vendas isolada, o que é feito na maioria das vezes por afiliados que não possuem o controle da marca ou produto.

O vídeo de vendas, quando houver, deverá ser criado e fornecido pelo cliente, assim como as fotos/imagens se o cliente optar por incluir. Já a copy (texto persuasivo) poderá ser escrita por mim, se necessário, embora não sou e não possuo nenhuma formação como copywriter.

Na criação de uma landing page, também é necessário uma página de políticas de privacidade, devido o rastreamento de acessos da página, descrevendo a coleta e o tratamento destes dados, pois se trata de uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados.

Renovação e Mensalidade

Para estas páginas de venda, se torna decisão do cliente se irá manter e manipular os dados de suas páginas de forma independente e por conta própria, pois a renovação das páginas deve ser feita pelo menos anualmente, devido aos custos de hospedagem e domínio. Ao optar pela manutenção por conta própria, se torna sua responsabilidade realizar a integração das páginas com os mecanismos de rastreamento de visitas, assim como para modificações futuras serão cobrados valores adicionais.

Contrato

Todos serviços de webdesign aqui oferecidos são realizados apenas através de Contrato de Prestação de Serviço, assinado digitalmente, para a segurança de ambas as partes. Os detalhes destes contratos são acertados em conversa com o cliente antes do término da negociação, e poderão ser alterados somente com o consentimento e assinatura de ambas as partes.

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